Ricardo Ferreira promove Noite Portuguesa na Academia de Letras de Ilhéus
Depois de ser lançada em Salvador, a série “O Grande Banquete” do escritor angolano/português Ricardo Ferreira vai ser lançada também em Ilhéus, cidade por onde começou a "viagem" do autor pelos caminhos do Brasil. Será no próximo dia 7, a partir das 6 da tarde, na sede da Academia de Letras de Ilhéus. Foram as obras de Jorge Amado, através de livros e novelas, que o fizeram atravessar o Atlântico e chegar a Terra da Gabriela.
E estas as obras os levou numa viagem sedutora também pelas culturas de Angola, Portugal e Brasil e pelas questões da lusofonia.
A sua narrativa é tão verossimilhante, intensa e reflexiva que não se consegue limitar fronteiras. Ricardo representa o mar que nos separa mas que indubitavelmente nos une. Como ele próprio declara: “Somos e seremos sempre um só, o que nos separa é unicamente o contexto cultural em que estamos inseridos“
Uma noite portuguesa agradará a todos e especialmente a quem lida com cultura, turismo, letras e comunicação. No evento, Ricardo Ferreira falará sobre a influência amadiana no turismo ilheense e em como a cultura da cidade traduzida pelas obras de Jorge até mudaram o comportamento dos portugueses.
As duas obras "O Grande Banquete" inserem o escritor no cenário lusófono e induzem a utopia da lusofonia a se realizar no futuro construído por todo.
As capas dos livros foram feitas pelo renomado artista plástico baiano Bel Borba. Em breve o escritor vai lançar o livro também em Curitiba (PR), Feira de Santana (BA), Rio de Janeiro (RJ), Benguela (Angola) e Lisboa (Portugal).